-A A +A
São Mateus - ES

Procedimentos

Caro aluno, aqui você terá acesso a alguns procedimentos corriqueiros dentro da universidade, isto é, o que fazer e como fazer em determinadas situações. Leia com atenção e proceda conforme orientado. Em caso de dúvidas, entre em contato com a Secraria Única de Graduação (Sugrad), tel. 3312-1616/1618. 

Matrícula Obrigatória (Primeira Etapa)

O aluno é responsável por sua própria matrícula, a qual deve ser realizada no portal do aluno. Quaisquer problemas observados durante ou após a efetivação ou tentativa de efetivação da matrícula devem ser relatados na Sugrad, e não ao coordenador do curso. Caso necessário, a Sugrad (e não o aluno) entrará em contato com o coordenador de curso.

O aluno pode não conseguir efetivar a matrícula obrigatória se estiver em débito com o Sistema Integrado de Bibliotecas da UFES.

O aluno pode não conseguir efetivar a matrícula obrigatória se estiver em situação de desligamento por excesso de reprovação ou não matrícula por dois ou mais semestres.

Ajuste de Matrícula (Segunda Etapa)

O ajuste de matrícula destina-se ao cancelamento e/ou solicitação de novas disciplinas/turmas pelo aluno, a partir da otimização das vagas e oferta de novas turmas ou disciplinas pelos departamentos. No ajuste de matrícula, as vagas ocorridas nas disciplinas durante o período de matrícula obrigatória poderão ser remanejadas para outros cursos, com abertura de escopo. É permitida a solicitação de disciplina não pertencente ao currículo do curso a que o aluno esteja vinculado, que será enquadrada na categoria Eletiva.

Após o processamento da primeira etapa de matrícula, o aluno poderá apresentar junto à Sugrad (e não ao coordenador) suas demandas pessoais devidamente justificadas, no prazo máximo estabelecido pelo calendário de matrícula gerado por tal secretaria. Após o término do prazo de apresentação de demandas, essas serão encaminhadas para os coordenadores de curso. Cabe ao coordenador enviar aos departamentos as solicitações de ajuste de vagas em turmas existentes e a demanda de novas turmas de disciplinas da grade curricular do próprio curso ou de outros cursos. Os departamentos podem atender ou não às demandas apresentadas. Aquelas não atendidas pelo departamento devem ser acompanhadas de justificativas. Os departamentos, e não os colegiados de cursos, é que são os responsáveis por aumentar vagas em turmas já existentes, alterar escopo de disciplinas, associar o professor a uma determinada disciplina, alocar a disciplina em um horário e sala de aula e/ou laboratório específico, etc. 

 

Correção de Matrícula

O aluno que se sentir prejudicado por problemas ocorridos em sua solicitação de matrícula, após o ajuste de matrícula, deverá protocolar na Sugrad um pedido de correção, anexando os comprovantes de solicitação de matrícula e o horário individual, justificado por uma das seguintes situações:

  •  erros de processamento devidamente constatados pela Coordenação de Curso;
  • problemas identificados pela Coordenação de Curso em ofertas de turmas;
  •  matrícula de aluno em Plano de Estudos;
  •  matrícula de aluno em Programa de Acompanhamento.

 É vedado qualquer cancelamento de matrícula após o processamento da segunda etapa de matrícula, sendo, um eventual pedido neste sentido, indeferido pelo coordenador de curso.

 

Solicitação de Extrapolamento de Carga Horária

Os pedidos de extrapolamento de carga horária em cada semestre podem ser deferidos pelo coordenador do curso apenas nos seguintes casos:

1) para matrícula na disciplina Estágio Supervisionado quando houver comprovação de que o estágio já foi realizado. A comprovação deve ser feita através da anexação ao protocolado de solicição aberto na Sugrad de uma declaração ou documento similar do chefe imediato na empresa/instituição onde o estágio foi realizado. O documento deve conter os dados da empresa, informações sucintas sobre as atribuições desempenhadas pelo estagiário (somente estágios em áreas afins ao curso de Engenharia de Computação são considerados), o período (datas de início e fim) e os horários de realização do estágio. Para ser considerado Estágio Supervisionado, deve-se cumprir um carga horária mínima de 300h;

2)  para matrícula em disciplinas obrigatórias, optativas e/ou estágio supervisionado a ser cumprido, quando o aluno conseguir demonstrar, através de um programa de estudos para dois semestres (o semestre em que ele solicita o extrapolamento e o semestre seguinte) o qual deve ser anexado ao protocolado de solicitação aberto na Sugrad, que ele, em dois semestres, integraliza o curso. O programa será aceito se e somente se as disciplinas possuirem oferta regular nesses dois semestres e se a carga horária total a ser cursada nesses dois semestres for menor do que 1020h.

 Os pedidos que não se enquadram nas situações acima serão encaminhados para a análise e decisão do colegiado do curso.

 

Quebra de Pré-requisito

Os pedidos de quebra de pré-requisito para cursar uma disciplina da grade curricular do curso devem conter justificativas para tal pedido. Os pedidos devem ser protocolados junto à Sugrad no prazo estabelecido por tal secretaria. O deferimento ou indeferimento do pedido é julgado pelo colegiado do curso, que leva em consideração pareceres de professores e/ou departamentos responsáveis pelas disciplinas envolvidas.

 

Solicitação de Declaração

As solicitações de declarações de qualquer espécie devem ser feitas junto à Sugrad, e não ao coordenador de curso, no prazo estabelecido por aquela secretaria.

 

Assunto a Tratar Diretamento com o Coordenador

O aluno deve procurar o coordenador quando houver algum conflito aluno-professor. 

 

Assunto a Tratar com o Colegiado

 O aluno deve procurar o seu representante discente, o qual pode e deve levar assuntos de interesse dos estudante do curso para serem discutidos e devidamente encaminhados dentro do colegiado.

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Rodovia BR 101 Norte, Km 60 - Bairro Litorâneo, São Mateus - ES | CEP 29932-900